sábado, 8 de outubro de 2016

Farmacocinética

     A farmacocinética é costumeiramente dita como aquilo que o corpo faz com o fármaco, ou seja, as transformações sofridas pelo fármaco dentro do nosso organismo em detrimento de ações produzidas pelos nossos diversos sistemas e células.

     A farmacocinética é divida em quatro partes:


  • Absorção;
  • Distribuição;
  • Metabolização;
  • Excreção.
     Alguns ainda falam sobre a fase biofarmacêutica, que é uma fase que antecede o processo de absorção e consequentemente os demais processos. Na fase biofarmacêutica, discute-se acerca da liberação do fármaco da sua forma farmacêutica e também do processo de dissolução, para que finalmente o princípio ativo possa ser absorvido.


     Tomando como exemplo um comprimido, podemos dizer que quanto o paciente toma o mesmo, este começa a se degradar no interior nosso estômago, principalmente, em que ao ser degradado teremos, aos poucos, a liberação do nosso princípio ativo, que após liberado "mistura-se" com os líquidos do estômago sendo finalmente dissolvido. Após dissolvido este fármaco estará pronto para ser absorvido, cair na corrente sanguínea para ser distribuído, sendo parte metabolizada no fígado e depois de metabolizado é, por sua vez, excretado do nosso organismo, em que a via de excreção dependerá do fármaco.

     Essa visão geral, nos permite compreender um pouco sobre o que irá acontecer com o comprimido dentro do nosso organismo. No próximo post irei detalhar cada um destes processos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário